Setembro 30 2009

 

B
OLETÍM CULTURAL CATINA MUNDI
…Para las niñas, los niños de Portugal, de México, Costa Rica y de  IberoAmerica…
( ARTE, LITERATURA, FILOSOFIA, CIÊNCIA, HISTÓRIA )
                          
PUBLICAÇÃO  MENSAL  da Casa México,em  PORTUGUÊS e CASTELHANO,  QUE TEM  COMO  OBJECTIVO A PUBLICAÇÃO DE TRADUÇÕES DE TEXTOS DE AUTORES  PORTUGUESES,  E LATINO-AMERICANOS, RESENHAS DE PUBLICAÇÕES RECENTES  E PASSADAS E NOTÍCIAS SOBRE EVENTOS CULTURAIS DE AQUÉM E ALÉM MAR..  (GANDRASMEXICOCOSTARICA.BLOGS.SAPO.PT)
Presentación
Boletín de periocidad mensal aparece en septiembre de 2009 como fruto del amor por las letras luso-mexicanas. El objectivo esencial de Casa  México  es coadyuvar en la promoción y en la difusión de las literaturas clásica y contemporânea. Dicha publicación llegara a los cuatro rincones del mundo via air mail e Internet.
EDITORIAL( leitura e escrita)
Há muito tempo que tinha ideia de publicar um boletim cultural com o intuito de dar a conhecer destacados escritores e poetas das Américas, da Costa Rica, do México, da nossa Gândara e Portugal, da Galiza e outras regiões do globo. Eu sei bem que o grande público provinciano não vai ler os meus trabalhos, pela simples razão da população camponesa não ter qualquer relação aconchegada com os livros nem com a escrita; dou o exemplo de Portugal que ainda tem muito analfabetismo à vista. A Net e a TV cabo tiraram, a jovens e adultos, tempo e paixão para acariciar os livros. Nos tempos de Eça de Queiroz e de C. C. Branco, a melhor medicina para curar o tédio era a leitura e a escrita: a leitura alimenta a inteligência, a escrita dá energia pensativa. Camilo escrevia noite e dia. ”Amor de Perdição” fora escrito na prisão em apenas duas semanas!. “Amor de Consolação”pouco mais levou. Camilo era muito mais culto que o Eça. Mas as leviandades passionais empurraram Camilo para o inferno de Dante. A visão espiritual e moral de Eça de Queiroz levou-o aos quatro cantos do mundo, fruto da sua originalidade e da sua refinada arte de escrever. Esta é a minha opinião pessoal. A Biblioteca Nacional de San José da Costa Rica tem todo o espólio bibliográfico de Eça de Queiroz. Nas minhas visitas a México City, ( 1985-1990) reparei que bibliotecas, livrarias e alfarrabistas tinham à venda muitíssimas obras do nosso Eça. No México não sei quem é, hoje, mais lido; se José Saramago ou Eça de Queiroz? Talvez Saramago por ter ganho o Nobel de Literatura.
Desejos de boas leituras neste meu boletim bilíngue
* Se mais mundo houvera…lá chegara (Camões)
* Errores míos, mala fortuna, amor ardiente( Luíz de Camoës)
* Porque o mundo me empurrou/ Caí na lama,e então/ Tomei-lhe a cor, mas não sou/ A lama que muitos são.                                ( António Aleixo   poeta popular )
O Outono na aldeia de Aljuriça
Em meados de Setembro, a colheita do milho( maíz ) está no fim: os campos ficam despidos, as espigas estão ensacadas e as andorinhas estão prestes a retornar às suas origens. Começam as vindimas, chegam os ventos nordestinos e as primeiras chuvas humedecem as terras de cultivo .
·          Nos anos 50, os espantalhos apareciam como marionetes nas terras de cultivo, o papel deles era o de afugentar as pestes e os pássaros. Nos tempos que correm ainda é possível ver espantalhos, por aqui e por ali , nas leiras da nossa Gândara profunda. Nas cidades não se vêem espantalhos do período neolítico, mas sim estrampalhos .
 
·         Na nossa vida é sempre proveitoso  ter bons livros e música erudita. As nozes gregas e espanholas  fazem bem ao cérebro. Comam nozes, leitores meus.
 
Cada terra tem o seu estilo
Na Província de Guanacaste,Costa Rica, as terras virgens dão três colheitas de milho por ano. O milho é o pão de cada dia: mata a fome a milhões de camponeses, que o comem cozido, assado, cru r frito. Ditas terras não necessitam cuidados de abonação nem de regação, a própria natureza encarrega-se dos dias e de todo o trabalho. A batata não se reproduz nos trópicos, mas a sua parente yuca(mandioca) sim. A yuca serve para fazer empanadas fritas e tortilhas. O plátano selvagem(banana pão) é outro aliemento nutritivo que faz as vezes do nosso pão e da nossa boroa.
·         O rio Nilo rega toda a terra de Egipto. As nascentes das Fervenças regam todas as terras baixas do concelho de Mira.
O INVERNO DA VIDA
Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos , estes ainda reservam prazeres.       (Seneca)
O VELHO DO RESTELO
Mas um velho, de aspeito venerando,
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C’um saber só de esperiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
Ó glória de mandar, ó vã cobiça
Desta vaidade a quem chamamos Fama!
      Luis de Camões ( Os Lusíadas)
·          Um visionário sonhador venezuelano viu na música uma saída milagrosa para salvar milhares de crianças viciadas dos bairros de lata de Caracas.
·          A música é o perfume da vida.
·          Que seria do nosso povo se não cultivasse a música popular (folk)?
·         Ai terras arenosas da Gândara/Latadas de vinha a sonhar…/Ai a burrada dócil/Mais o agricultor a cantar…( L. J.)
·          Quem muito viu nada viu..
·          A sabedoria não se alcança em viagens de prazer mas sim em viagens de conhecimento..
·          Un hombre sín dignidade es un monte de mierda. (l. J.)
·          Ajuda e ama os que te ajudam.(L. J.)
·          Nunca dês ouvidos às tonterias que vomitam os tontos, mas não deixes de dar atenção às palavras dos perdidos da vida… (L. J.)
·          Beatriz Costa nasceu no inferno e morreu no céu!... Passou trabalhos, mágoas, humilhações. Viajou por todo o mundo, de tudo passou, de tudo viu. Escreveu obras literárias sobre as suas viagens culturais. Luis de Jesus conheceu esta maravilhosa mulher saloia.
·         A justiça portuguesa é igual à que é praticada nos países terceiromundistas.
·         Justiça e Direito não são a mesma coisa.
publicado por luiscatina às 10:42

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. "
Aqui deixo alguns linques para poder visitar quando quiser
Visitem: http://www.emma-actividades-musicais.pt
Melhor escola de Música do Concelho de Sintra.
Música é para todos, é o nosso lema.
Temos o que necessita.
Qualquer questão tem à sua disposição um formulário: http://www.formspring.me/EscoladeMusica.
Estamos também presentes em várias redes sociais onde nos poderá encontrar como:
Twitter:
http://twitter.com/Escola_EMMA
Facebook:
http://pt-pt.facebook.com/people/Emma-Escola-de-Musica/100000536440859
Myspace:
http://www.myspace.com/escolamusica
Hi5:
http://EscolaMusica.hi5.com
Estamos ao seu dispor. =)
escolademusica a 29 de Março de 2010 às 17:56

mais sobre mim
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29


pesquisar
 
blogs SAPO