Abril 04 2009

      

                        JOAQUIM MONTEZUMA DE CARVALHO 
                       UM ANO DE SAUDADE     (Coimbra 1928-Lisboa 2008)
 
           Foi por meio do jornal Correio da Manhã, no ano de 1990, que conheci o nome de Joaquim Montezuma de Carvalho.Tanto no Correio da Manhã, como noutros jornais lusos e estrangeiros,escrevera Montezuma , por muitíssimos anos, extensos e interessantíssimos artigos sobre a vida de grandes figuras célebres: Madre Tereza de Calcutá, Sôr Juana de la Cruz,Gabriela Mistral,Santa Tereza de Ávila,San Juan de la Cruz,Pablo Neruda,Octávio Paz,Jorge Luis Borges,Almeida Garret,Eça de Queiroz,Camilo C.Branco,Alexandre Herculano,Marquez de Lambert,Teixeira de Pascoais,Maria José de Pascoaes,Miguel de Unamuno,Miguel Torga,Germán Arciniegas,Alfonso Reys,Miguel de Cervantes,Constantino Láscaris,Espinoza,J.J.Rousseau,Sócrates,Aristóteles,Platão,Tolstoi,Dostoievski,Alexander Soljenitsine,Ramón y Cajal,Pio Baroja,Jorge Amado,Rubén Darío,Garcia Márquez,Santo Agostinho,São Francisco de Assís,entre outros.A partir do ano 2000,Joaquim Montezuma de Carvalho,tivera assídua presença no suplemento cultural “Das Artes e Letras”do jornal O Primeiro de Janeiro.
         A troca de correspondência entre o autor deste escrito e o escritor oriundo de Coimbra iniciara-se em 1992,ano que fixara residência na histórica Villa de Santa Ana,República da Costa Rica.Guardo em caixas e malas de cartão livros,cartas,fotos e fotocópias do que ele(Montezuma de Carvalho)escrevia nos jornais.Aquando do meu regresso a Portugal em 2003,logo aproveitei para ir a Lisboa conhecer, em pessoa, o bom amigo de coração.
Sobre o meu livro”Assim Foi Minha Vida Andante”publicado na língua de Cervantes,na Républica da Costa Rica,escreveu Montezuma de Carvalho extensos textos em português e castelhano. Este saudoso amigo conimbricense, doutor da lei,da humildade e escritor de gênio ,tinha uma especial atenção por Luis de Jesus e sua Família.Por ser assim…teve o sábio cuidado de me dedicar vários artigos no suplemento semanal “Das Artes e Letras” do jornal O Primeiro de Janeiro sobre a vida de aventura que tivera eu durante 23 anos.
           Desde Lisboa ,Montezuma escrevera carta(1998) a seu bom amigo mexicano Don Oscar de la Canal,Director da Editorial Frente de Afirmação Hispanista,A.C.,Cidade do México,pedindo-lhe que,de vez em quando,me fizesse chegar livros por correio a minha casa,sita em Santa Ana,Costa Rica.E os livros foram recebidos com sumo prazer!
       Se Joaquim Montezuma de Carvalho não tivesse deixado este mundo repentinamente, teria ,certamente,escrito muitos mais livros,muitos mais artigos? Na verdade,a morte não é pensável,mas ela está sempre presente em cada dia de nossas vidas.Uns meses antes de fechar os os olhos para sempre,escrevara-me uma carta no NATAL de 2007, onde me dizia que íamos ter Montezuma vivo por pouco tempo.E foi assim mesmo:a 6 de Março de 2008,finava-se o grande vulto das Letras Hispânicas.
       (*) Deixo aqui gravado no papel de jornal a minha grandíssima admiração ao príncipe Juan Láscaris de Comneno e aos doutores Francisco Miguel de Moura e Oscar de la Canal, ,pessoas ilustres que escreveram em português,em castelhano e em inglês preciosas crônicas em memória do saudoso escritor Joaquim Montezuma de Carvalho.
        (**) Para além dos vários prêmios literários recebidos em vida,Joaquim Montezuma de Carvalho foi designado no ano de 1999 membro da Internacional P. for Safety and Peace (Nações Unidas). O Príncipe Juan Láscaris de Comneno,familiar de Vataza Láscaris,cujo restos mortais repousam na Sé Velha de Coimbra, ortorgou-lhe o Título Honorífico de Cavaleiro de Santo Eugénio de Trebizonda.Joaquim Carvalho de Montezuma era uma grande estudioso das literaturas clássicas hispânicas.
 
 
            (***) Dedico este meu texto à Ilustre Família Agustín Bonillha,com residência na Colônia Chimali, Cidade do México,que teve a gentileza de me receber em sua casa a partir do ano de 1989.Amigos :apesar do passar do tempo e da distância geográfica entre dois continentes cheios de história,não olvido os bons momentos vividos na vossa cálida e humana companhia durante as várias visitas à capital azteca.
                                                                                                                                                                 (Luis de Jesus-Agente cultural---México,Costa Rica)
       

           Familía mexicana

 

publicado por luiscatina às 21:40

mais sobre mim
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
16
17
18

19
20
22
23
24

26
28
30


pesquisar
 
blogs SAPO