Abril 03 2009

Festival Cervantino em Guanajuato,México

 

FESTIVAL INTERNACIONAL CERVANTINO EM GUANAJUATO,MÉXICO
 
O Festival Internacional Cervantino é o acontecimento artístico e cultural mais importante do México e América Central.O mês de Outubro é o mês elegido para a grandiosa fiesta dedicada a Miguel de Cervantes Saavedra(1547-1616),autor de "O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha",um livro que testemunha infindáveis momentos de leitura e de meditação.O caminho caminhado de Cervantes,soldado raso na batalha de Lepanto, dedicado à literatura e à espada,teve seguimento parecido ao do pauvre petit CAMÕES(1524-1580),tambem soldado raso bem longe desta Europa"gomorrizada".Cervantes e Camões,dois mortais de alma grande morreram na rua,sem proveitos, ao lado de aproveitadores. Cervantes e Camões foram uns estudiosos durante toda a curta passagem por este jardim de lágrimas."Nem me falta na vida honesto estudo,com longa esperiência misturado...*. Eles não morreram,estão bem vivos
A cidade mexicana escolhida para homenagear Miguel de Cervantes,desde o ano de 1972,é Guanajuato,Património da Humanidade,nomeada como Capital Cervantina das Américas.
O Festival Internacional Cervantino,com duração festiva de três semanas,chama à cidade de Guanajuato milhares de artistas dos quatro continentes.É sem dúvida alguma uma escapada proveitosa para conhecer Guanajuato e se divertir com melhor da música ranchera,pop,rock,tropical e clássica;o teatro,as artes visuais e o cinema.As tunas académicas da Universidade de Guanajuato animam os turistas que passeiam pelas ruas centrais da cidade até altas horas da madrugada.As serenatas dos mariachis tambem alegram os corações das señoritas guapas,eternamente enamoradas da música romântica!Arriba Guanajuato!Arriba México!.
O Festival Internacional Cervantino de Guanajuato 2008 vai ser uma grande fiesta:um prazer para os olhos e para os ouvidos!Em Cervantes vão as palavras e o sangue da história universal...
Para saber mais sobre o Festival Cervantino de Guanajuato 2008,contactar a Embaixada do Mexico em Lisboa-Portugal(Correio electrónico:embamex.port@mail.telepac.pt
(*)Os Lusíadas

(**) Texto de Luis de Jesus

 

                                           Taití

                                                                                                                                               

          Paul Gauguin quando chegou à Polinésia ficou encantado com as belezas naturais e humanas do arquipélago,belezas  essas que foram pintadas apaixonadamente em tela .Eu quando andei por  essas ilhas do Pacífico Sul tambem fiquei apaixonado.Nesses cantos paradisíacos a vida tem sabor a mar.Ninguém come nada a ninguém...Os indígenas de Taití são gentes simples e alegres.Não sabem o que é depressão,tensão,corrupção, nem o que é criminalidade.Pena é que estes paraísos terrestres estejam tão longe de  Cadima e de Cantanhede,e tão perto do Céu!...A Praia da Tocha ,as Lagoas da Vela,das Três Braças e da Salgueira são ainda paraísos escondidos da nossa Gândara.Que Deus os guarde por muitos,muitos séculos!

                                            HAVAÍÍ                                 No Havaii a vida é vivida  na praia com muita música ,muita alegria.Aloha!Aloha!        

 

                                  

                                       AMAZÒNIA  ARDE NOITE E DIA

 

 

        O principal pulmão verde do mundo está em vias de ficar reduzido a cinzas.O egoismo,a ignorancia e a malvadez do Homo Sapiens irá,dentro de poucos anos,acabar com a  rainha das maravilhas naturais da Terra:a Amazónia.Luis de Jesus andou de aventuras por essas terras virgens no ano de 1998.

 

 

                Os romanos eram mais bárbaros que os próprios bárbaros

     

CARTA ABERTA               Assunto:     Sobre visita de trabalho a Cantanhede.
 
     Programa cultural “A Alma e a Gente”RTP2
 
 
Exmo.Sr.Prof.José Hermano Saraiva:
 
Acaba V.Excia.de fazer nova visita ao Concelho de Cantanhede,partindo sem conhecer,uma vez mais,o histórico da histórica Catina romana:o acampamento militar do Sitío de Pelício,a Quinta de Santo Amaro,fundada pelos Crúzios de Santa Cruz;as nascentes das Fervenças,com a sua lenda do carro de bois,onde um certo dia de 1940 esteve Raúl Brandão;os moinhos de água,moinhos estes que tiveram um papel importantíssimo durante a Segunga Grande Guerra.
Eu tinha escrito duas cartas a V.Excia. no ano de 2007 a infomar sobre o patrimônio regional existente na Freguesia de Cadima-Cantanhede,mas pelos vistos,V.Excia.fez ouvidos de marcado.È uma grande pena que tenha partido para Lisboa sem ter conhecido o mais genuíno e real da Gândara.
Estou triste que V.Excia.não tenha visitado a antiga Catina(de Câtania),estando apenas a seis quilômetros.No fundo haverá uma causa…
Muito atentamente.Luis de Jesus
Agente cultural ( Portugal,México,Costa Rica )

 Ver imagem em tamanho real

                               Talvez existisse uma via romana entre a antiga Catina e Conímbriga.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por luiscatina às 19:10

mais sobre mim
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
16
17
18

19
20
22
23
24

26
28
30


pesquisar
 
blogs SAPO