Junho 09 2009

 

                                   LETRAS LUSO- MEXICANAS
                              "    Pelo engrandecimento da cultura hispânica    "
 
No ano de 1967 um pequeno grupo de intelectuais mexicanos(os amigos dos livros)decidiram formar uma associação civil:El FRENTE DE AFIRMACIÓN HISPANISTA,tendo como Director o Linc.Fredo Arias de la Canal.
       A finalidade principal da F.A.H.,sediada na capital do México(México City)é dar a conhecer a aportação da cultura hispano-americana à cultura mundial,promovendo a publicação periódica dos melhores temas científicos,literários e poéticos do idioma de Cervantes ,de Alfonso Reyes,de Octávio Paz .Um português teve a honra de ter sido incorporado à grande Família Hispânica:Joaquim Montezuma de Carvalho,natural de Coimbra.No nosso presente,Joaquim Montezuma de Carvalho é mais lido na América Latina do que em Portugal.Isto deve-se simplesmente à cultura de taberna que cultivamos,que temos neste pequeno terrunho da antiga Lusitânia.Somos um povo que não lê,que passa toda uma vida a beber copos em lugares onde habitam vícios destruidores...O José Saramago,mais espanhol que lusitano,e o Miguel Souza Tavares lá nos vão salvando da escuridão nebulosa,do charco incivilizado.
 
Eu não leio muito as obras de Saramago.Isso não quer dizer que não aprecie a sua corrente literária.Ele sabe pensar e sabe escrever sem vírgulas e parágrafos sem fim …porque o homem inteligente nasce condenado a pensar,pensar,pensar.Morre só,a pensar na morte terrenal! Homem Só.
O meu saudoso amigo Dr.Camilo de Araújo Correia(filho do escritor duriense João de Araújo Correia) criticava Saramago por não ter paciência para acompanhar a sua prosa filosófica.Saramago é ateuMarx também era ateu e quando estava agoniando no seu leito,disse:Qué Dios me julge y me condene de mis errores en vida.Os filósofos não cultivam dogmas.E o burrinho do Souza Lara fez dele(Saramago),sem o saber,um Nobel português da Literatura Hispânica e Universal.Quem ganhou fama e proveitos com a nescidade do senhor Lara foi a vizinha Espanha.Portugal ganhou apenas “unos bocadillos”.Nada más. Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães também foram forçados a seguir o roteiro de Dom Quixote de la Mancha.Os políticos de anteontem,de ontem e de hoje são todos (um quinto “1/5º “) uma geração de homens de cérebro cheio de gesso cinzento…Não de massa esbranqueada. Mas Fontes Pereira de Mello,Manuel Tomás Fernandes,José António de Almeida,António Lúcio Vidal ,Humberto Delgado e Galvão de Melo até foram políticos que serviram Portugal, e de nada se aproveitaram da política para abrir contas secretas nos bancos suissos.Hoje sabemos algumas manhas sem banhas da cobra...A democracia vai abrindo os olhos aos netos dos lazarilhos provincianos lusitanos. 
No meu álbum de memórias,sempre recordo o grupinho”Os vencidos da vida”.Esses,sim,eram geniais e cultíssimos HOMENS!.O vento levou-os a todos…Não voltarão mais.
                  ***************                     ****************                ****************                           
      (A CASA DO MÉXICO existe com o propósito de dar a conhecer em todo o Concelho de Cantanhede toda uma herência comúm de cultura,costumes e tradições da América Latina.)
                   ***************                     ******************              ****************
 
 
“A civilização avançada envolve problemas árduos.Por isso quanto maior o progresso,mais está ameaçada.A vida está cada vez melhor;porém,evidentemente,cada vez mais complicada.”
Assim pensava no seu tempo José Ortega y Gasset,genial pensador espanhol, que chegou a ter residência em Lisboa por alguns meses.De Lisboa seguiu viagem, em vapor ,para Buenos Aires,capital da Argentina.
 
 
YO SOY YO MÁS MIS REALES CIRCUSTANCIAS

A vida não é mais que lamentações e inquientações,disse,sonhando, no seu tempo inquisitório ,São João da Cruz,místico espanhol.      

publicado por luiscatina às 19:55

mais sobre mim
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

29
30


pesquisar
 
blogs SAPO